quinta-feira, 18 de outubro de 2012

INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA



        A inclusão digital é, hoje, um tema de interesse geral no contexto da
educação. Numa sociedade globalizada, onde a tecnologia alcançou um
avanço até então nunca visto, emerge natural e conseqüentemente a
necessidade de lidar, com alguma familiaridade, com as principais ferramentas
tecnológicas disponíveis.


E.E.F. Monteiro Lobato
 


PROJETO



Como a Inclusão

 Digital contribui para a

Formação Cidadã?”





Projeto: Como a Inclusão Digital contribui para a Formação Cidadã?
Público Alvo: Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Escola: E.E.F. Monteiro Lobato
Professores responsáveis: Andreia de Brito Fontenele Rodrigues, Francisca Verônica de Arruda e Simone Fontenele Magalhães
Cidade: Viçosa do Ceará
Período: 1º semestre semestre de 2012




INTRODUÇÃO
          Muito se tem ouvido falar sobre globalização e introdução de Novas Tecnologias na sociedade. Porém pouco se sabe como conviver com todos esses avanços tornando-se mais fraterno e responsável.
          É a escola o lugar em que a criança tem seus primeiros contatos, amizades e responsabilidades. Os Valores Humanos são o foco principal para um trabalho voltado para a Formação Cidadã do educando. Mas como, na era digital, inserir nos educandos esses valores que a muito se tem ensinado e que poucos praticam?
           Valores como o respeito à vida, à natureza, raças, etnias, cultura e origem estão bem expressos nos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais(1997). E é por estarmos explorando a cultura digital que mais uma vez se faz necessária a inserção de atividades que expressem a Transversalidade, o respeito às diferenças e ao próximo.
            Ensinar o educando a ter Responsabilidade Social na era digital é ainda mais um desafio para o educador, pois é essencial fazê-lo compreender que a TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na escola é para a melhoria da qualidade da aprendizagem e por isso, como patrimônio público, deve ser zelada e respeitada.
             Mostrar-se solidário e honesto só é possível na prática. E para que possamos agir dessa forma será necessária bastante observação por parte do aluno onde o próprio educador vem a ser a semente ativa na obtenção de uma boa colheita. Eis também outro valor complementar neste processo e o princípio de todos: a Ética - que nos dá subsídios de como melhor procedermos em nossas vidas respeitando a sociedade e a nós mesmos. 
           Além de todos esses aspectos é preciso formar o indivíduo para uma nova cidadania, para que ele possa ser capaz de participar efetivamente da vida social e política, assumindo tarefas e responsabilidades. Estamos seguros que caberá à educação desenvolver competências fundamentais, no sentido de capacitar o aluno para assumir o comando da própria vida, para uma participação mais direta, efetiva e responsável na vida da sociedade.

JUSTIFICATIVA

            Este projeto tem como finalidade, resgatar a importância da unificação dos recursos midiáticos da escola como instituição de inclusão social e cidadã, fundamental para a formação tecnológica da criança e do adolescente matriculado, bem como o papel da escola como um ambiente favorável ao exercício deste novo paradigma educativo para harmonizar a convivência pacífica no espaço escolar destes recursos.
            Além do mais, promover ações afirmativas para melhorar o aprendizado dos alunos, possibilitando o desenvolvimento crítico e participativo para que haja uma aproximação entre a teoria e prática educativa.
            Nossa proposta de pesquisa é inovar com o material que já existe na própria escola. Assim poderemos ajudar os professores a dar uma aula mais prazerosa e que desperte a atenção dos alunos com as próprias TICs existentes na escola. Também é preciso formar o indivíduo para uma nova cidadania, para que ele possa ser capaz de participar efetivamente da vida social e política, assumindo tarefas e responsabilidades.

OBJETIVO GERAL

          O objetivo deste projeto é analisar se há a inclusão social dos alunos e professores da E.E.F. Monteiro Lobato, nas turmas do 8º e 9º anos, e se as mesmas sentem-se incluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Afinal, entendemos que incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Investigar se as aulas de informática na E.E.F. Monteiro Lobato, nas turmas do 8º e 9º ano, estão se tornando uma prática pedagógica eficiente para o crescimento profissional e pessoal dos alunos;
- Analisar se os docentes da referida escola utilizam as aulas de informática para compartilhar saberes;
- Observar se as TIC's tornam as aulas mais prazerosas e motivadoras para os educandos.

METODOLOGIA

                   A referida pesquisa será realizada na E. E. F. Monteiro Lobato, nas salas de 8º e 9º anos, no primeiro semestre de 2012. A pesquisa acontecerá em forma de observação das aulas de informática que acontece na própria escola, onde será observado o desenvolvimento de cada aluno durante o período da pesquisa. Servirá também como fonte de pesquisa a ficha de avaliação de cada aluno, onde é registrada o desempenho semestral do mesmo.


RECURSOS

HUMANOS: Alunos e professores, das turmas do 8º e 9º anos,  da E.E.F. Monteiro Lobato.

MATERIAIS: Ficha de avaliação individual do aluno.


AVALIAÇÃO

                 A avaliação será feita de acordo com as observações feitas em sala de aula (sala de informática) durante o 1º semestre de 2012 e através das fichas de desempenho de cada aluno, das turmas do 8º e 9º anos, da referida escola. 


CONCLUSÃO

             Com a execução deste projeto espera-se que a comunidade escolar esteja a par do trabalho com a Cidadania por meio das TIC's(Tecnologias da Informação e Comunicação) e que o mesmo contribua para a formação cidadã dos alunos. E que o desenvolvimento dos valores humanos trabalhados ressoe tanto em suas vidas pessoal e profissional quanto ao crescimento de uma Cultura de Paz em nossa sociedade.